A festa do povo, a festa do campo, a festa camponesa

7 Visualizações
A festa do povo, a festa do campo, a festa camponesa

Publicação gerada em: 13/11/2023 17:51



 A festa do povo, a festa do campo, a festa camponesa


Depois de quatro anos sem festejos, atravessados por um Governo Federal reacionário e pela pandemia da Covid-19, os movimentos sociais e populares de Rondônia, ligados a La Via Campesina, retomaram a tradicional Festa Camponesa, com o lema “Democracia e Esperançar: produzindo alimentos saudáveis e justiça social na Amazônia”.


Entre 14 e 16 de julho de 2023, a cada dia, mais de 600 pessoas passaram pelo evento, que reuniu pequenos produtores e produtoras do estado, representantes de instituições públicas e privadas do campo progressista, estudantes, professores e professoras da Universidade Federal de Rondônia e a comunidade local, no município de Jaru, distante 290 km da capital Porto Velho.


A programação da festa contou com místicas impactantes, análise de conjuntura, debates, oficinas, cirandas, trocas de sementes crioulas e o tradicional café da manhã camponês. Foi momento de esperançar e reavivar o compromisso social com o campo e com a soberania alimentar de todos, todas e todes presentes na festa do povo, na festa do campo, na VII Festa Camponesa.


Produção: Grupo de Pesquisa e Extensão Rádio, Educação e Cidadania [REC], vinculado ao Departamento de Comunicação (DACOM) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).


Imagens: Vitória Cristina de Assis Fernandes (extensionista REC, discente Jornalismo/UNIR)

Direção de fotografia: Sara Karolina Rosa do Prado (extensionista REC, discente Artes Visuais/UNIR)

Direção: Evelyn Morales (coordenadora REC, docente Jornalismo/UNIR)


Agradecemos a todos os movimentos sociais populares do campo, das águas e das florestas pela acolhida do REC nesta grandiosa festa de humanização, alegria e esperançar.


Viva a FESTA CAMPONESA!


Crédito da trilha musical: Rela chifre (Pereira da Viola), Solos de viola caipira (Afonso Villasanti)Transcrição


<https://www.youtube.com/watch?v=1jBGx4TD1A4>